Parceria deve levar a tecnologia a clínicas e hospitais veterinários de todo o Brasil

Ganho de peso, abdômen aumentado, pele ressecada e discreta perda muscular foram os sinais clínicos percebidos pelo médico-veterinário que atende há mais de 7 anos a paciente Mel, uma cachorra da raça Lhasa Apso habitante de uma cidade do interior do Piauí. A suspeita era de uma doença endócrina, porém na cidade não há veterinários especializados em endocrinologia e a tutora do animal não teria como viajar para realizar consulta e exames. A saída encontrada pelo médico-veterinário foi recorrer a uma teleinterconsulta com um colega com especialização, que indicou os exames a serem realizados, avaliou os resultados e orientou o tratamento adequado. 

A história acima relata a realidade de muitos animais de estimação e médicos-veterinários generalistas de inúmeras cidades brasileiras e mesmo em grandes capitais. Pensando em sanar o problema, a médica-veterinária Simone Amado criou a GoVets, plataforma especializada em teleinterconsulta veterinária, modalidade que permite a consulta on-line entre o médico-veterinário especializado, de um lado, e o tutor, o pet e o médico-veterinário que acompanha o animal, do outro lado da tela.

Divulgação GoVets
Médicos-veterinários aderem à teleinterconsulta com o intuito de acelerar e complementar seus atendimentos

“Desenvolvemos a plataforma pensando em levar atendimento especializado para cidades que não têm essa alternativa. No entanto, já nos primeiros meses, nos surpreendemos com a procura: mesmo em cidades maiores, com a possibilidade de consultas presenciais com veterinários especializados, muitos médicos-veterinários aderiram à solução, com o intuito de acelerar e complementar seus atendimentos”, relata Simone.

A resolução 1.465, de 27 de julho de 2022, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), permite a realização da modalidade de teleinterconsulta e coloca a saúde veterinária no caminho da saúde humana: cada vez mais a tecnologia estará integrada na busca por soluções mais ágeis e que permitam aprofundar o diagnóstico de pacientes.

A experiência vem agradando quem já aderiu à novidade: “Como veterinário clínico-geral, estou surpreso como essa inovação está transformando nossa prática e impactando positivamente a vida dos animais que tratamos. Agora tenho acesso direto a veterinários com especialização, em momentos críticos, o que não apenas expande minhas opções de tratamento, mas também me proporciona oferecer o melhor atendimento possível aos meus pacientes e permite salvar vidas que, de outra forma, poderiam estar em perigo devido à falta de recursos locais”, relata o médico-veterinário Alayn Freire, da Clínica Veterinária Alayn Freire, de União dos Palmares, Alagoas.

Ampliando o mercado

Com o objetivo de levar a teleinterconsulta a mais clínicas e hospitais veterinários, a GoVets firmou parceria com a VetFamily, maior comunidade de clínicas e hospitais veterinários do mundo e do Brasil, cujo propósito é fomentar o crescimento do segmento PetVet. “Quando se trata de saúde, novas tecnologias nem sempre ganham a adesão rápida de profissionais e de pacientes ou tutores. Porém, a recente pandemia que enfrentamos mostrou que o atendimento on-line pode ser eficaz, sim, sem falar que quebra barreiras geográficas e permite acesso rápido a profissionais especializados e com currículo invejável. Essa é a proposta da GoVets, e temos certeza de que fará grande diferença no panorama veterinário”, relata o Head Latam e Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger. A parceria prevê a 1ª consulta on-line gratuita aos membros VetFamily, além de valores diferenciados para as demais teleinterconsultas, medidas que devem impactar também na acessibilidade para mais tutores de animais de estimação.

Divulgação GoVets
Teleinterconsulta permite a consulta on-line entre o médico-veterinário especializado, de um lado, e o tutor, o pet e o médico-veterinário que acompanha o animal, do outro lado da tela

A plataforma de teleinterconsulta oferece atendimento de médicos-veterinários com especialização em cardiologia, dermatologia, endocrinologia, hematologia e patologia clínica, homeopatia, nefrologia, urologia, nutrição e oncologia. “O mais interessante é que o médico-veterinário que acompanha o animal há mais tempo gerencia a consulta com todo o histórico de atendimento do paciente e dá continuidade na execução de exames e acompanhamento do caso. Um ganho na gestão da saúde do animal e na fidelização do cliente”, comenta Simone.

Sobre a VetFamily

Organização global líder em soluções para clínicas veterinárias independentes, é parte do Vimian Group, tem sede em Estocolmo (Suécia) e reúne mais de 5.300 clínicas e 10 mil veterinários em mais de 10 países da União Europeia, Estados Unidos, Austrália e, agora, Brasil. Seu objetivo principal é contribuir para a melhor administração e lucratividade das clínicas, oferecendo diversos serviços, como centralização da negociação com parceiros comerciais, apoio à gestão e disseminação de conhecimento. Conheça mais em www.vetfamilybrasil.com.br.

Sobre a GoVets

A GoVets nasceu da vontade de ajudar animais, tutores e médicos-veterinários de todo o País por meio da teleinterconsulta veterinária, ferramenta que teve seu ponto de partida na pandemia de Covid-19 e vem ampliando cada vez mais sua atuação com a regulamentação pela Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) nº 1.465/2022. A plataforma oferece atendimento nas especialidades cardiologia, dermatologia, endocrinologia, hematologia, patologia clínica, homeopatia, nefrologia, urologia, nutrição e oncologia e permite a consulta on-line entre o médico-veterinário especializado, de um lado, e o tutor, o pet e o médico-veterinário que acompanha o animal, do outro lado da tela. Saiba mais em www.govets.com.br.