Tapetes biodegradáveis, camas à base de garrafas pets e casas construídas com madeira de manejo florestal são destaques da PET South America 2023

Cada vez mais popular em diversos segmentos, a sustentabilidade tem conquistado seu espaço, também, no mercado pet. Com propostas que trazem benefícios aos animais de estimação sem agredir o meio ambiente, o setor tem buscado se adequar às demandas atuais, apresentando alternativas socioambientais – como os lançamentos expostos na PET South America 2023. 

Tapete higiênico biodegradável da Anymous Biosec
Divulgação

Um deles foi o tapete higiênico biodegradável para cães da brasileira Anymous Biosec. O produto foi lançado no mercado em fevereiro deste ano. A empresa aplicou uma tecnologia de biodegradabilidade no tapete convencional já existente da marca ao notar a possibilidade de redução do tempo de deterioração do produto. Goerino Neto, diretor-comercial, explica que foi aplicada uma resina no material que, em contato com a luz solar e com o CO², facilita a atração de bactérias que rapidamente degradam o item”. O tempo médio dessa degradação varia entre 18 meses a 3 anos, dependendo do local de despejo, muito mais rápido do que um produto tradicional levaria para se decompor.

Já na área de home pet, a Mabuu, empresa mineira de roupas, acessórios e camas, levou à feira mais de 30 lançamentos, incluindo alguns modelos ergonômicos e 100% reciclados. “Dentro dos leitos e almofadas, utilizamos uma fibra siliconada oriunda de garrafa pet verde. Também trouxemos os novos produtos à base de linho reciclável”, afirma Marcelo Rigoto, diretor da marca. O tecido usado na produção é proveniente de resíduo têxtil, adquirido de distribuidores especializados em coleta de descartes.

Camas para pets da Mabuu
Divulgação

Cuidado ambiental também é o ponto forte da Beethoven, indústria especializada na produção artesanal de casinhas para cachorros, comedouros para pássaros e caixas para abelhas, todas desenvolvidas com madeira de reflorestamento, de pinus e eucalipto, com um consumo de 600 metros cúbicos ao mês. “Todo o processo, desde a seleção da madeira até a pintura, é feito com certificação ambiental”, afirma Claudino José, diretor comercial da Beethoven Agropet, marca que lançou este ano a rampa pet, produto que auxilia na subida de animais com limitações em camas e sofás, também com material de manejo. 

Já a Ferplast, empresa de alimentação natural, criou o Goodbite Natural, osso mordedor para cães feito com um biopolímero especial, compatível com o organismo do pet, o que garante segurança e reduz a chance de obstrução gastrointestinal.  

Para a visitante do evento, Vana Nogueira, iniciativas como essas são essenciais. Empresária e tutora de oito cães, ela acredita que a variedade em produtos sustentáveis, hoje, é fundamental para a saúde de todos. “Deles, dos pets, e de nós também”, reforça.