Combinando saúde canina com sustentabilidade, a Furest Pet criou o movimento “Paws for the Forest”, destacando-se como a primeira e a maior comunidade pet de reflorestamento do mundo
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que, em 2021, existiam 55,9 milhões de cachorros de estimação no Brasil. Considerados como membros da família em muitos lares, é claro que os pets são prioridade quando o assunto é qualidade de vida. E, para promover a saúde e o bem-estar que eles merecem, a Furest Pet, marca de produtos super premium para cães, veio para movimentar o mercado por meio de uma ação socioambiental inédita no setor.
Fundada em 2022, nos Estados Unidos, a Furest Pet veio para o Brasil em 2023, com a missão de proteger a biodiversidade da Floresta Amazônica com a venda de produtos alimentícios para cães, que, segundo o Pet Brasil, tornam o país o segundo mercado de alimentos caninos do mundo.
“A Furest Pet sempre foi muito mais do que os produtos pet, porque a nossa essência é a conexão entre cães e humanos e o que essa relação pode proporcionar para promover sustentabilidade. Então, dos termos ‘fur’ (pelo) e ‘forest’ (floresta), surgiu uma marca que se preocupa não apenas com o bem-estar canino, mas também com a proteção da Floresta Amazônica e a sua comunidade. Por isso, ainda em 2022, nós criamos o movimento ‘Paws for the Forest’ (do inglês, Patas pela Floresta), com a proposta de que, a cada produto vendido, uma árvore seria plantada na região”, explica Gilberto Novaes, estrategista de marketing digital, CEO e fundador da Furest Pet.
Em seu primeiro plantio, a marca fechou parceria com a Rede de Sementes no Portal da Amazônia e, com a ajuda de apoiadores em mais de 42 países, conseguiu o reflorestamento de 500 árvores. Já em relação ao último plantio, realizado em dezembro de 2023, mais de 175 mil sementes nativas foram plantadas na Floresta Amazônica, que resultarão em cerca de 50 mil novas árvores na região.
Apenas dois meses após a fundação, o sucesso do “Paws for the Forest” destacou a Furest Pet como a primeira e a maior comunidade pet de reflorestamento do mundo. E, apesar dos tutores serem os responsáveis pela compra de produtos, é preciso destacar os principais protagonistas da iniciativa: os tão amados pets, que, como o nome do movimento indica, unem as suas patinhas pela floresta.
Mas, afinal, por que os tutores de pets aprovam a marca?
Mesmo com o compromisso com a sustentabilidade, a Furest Pet entende que a saúde dos cães vem em primeiro lugar. Por isso, a marca oferece uma linha de petiscos e suplementos super premium, com ingredientes naturais nativos da Amazônia, que fortalecem o sistema imunológico dos animais, previnem alergias e promovem seu bem-estar contra o estresse, por exemplo.
Um novo olhar para o mercado sustentável
Segundo a pesquisa Radar Pet 2020, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a expectativa é que o número de cães nos lares brasileiros aumente em 26% até 2030, o que pode influenciar em uma demanda cada vez mais alta por alimentos saudáveis para os pets. Em paralelo, de acordo com o Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a área desmatada da Amazônia, em 2022, foi a maior dos últimos 15 anos, com um total de 59% do território brasileiro.
Portanto, Novaes reforça que a Furest Pet aproveita o grande mercado de consumo brasileiro para trabalhar a conscientização. “Nós criamos um movimento que, pela primeira vez, uniu duas realidades diferentes, mostrando que é possível usar os recursos da natureza e criar produtos excelentes para o mercado, mas sem intervir na biodiversidade, respeitando o consumo sustentável e retribuindo o ambiente, sobretudo, com a reposição”, afirma.
Sobre a Furest Pet:
Fundada em 2022, nos Estados Unidos, e trazida para o Brasil em 2023, a Furest Pet é uma marca de produtos super premium para cães, que além de promover a saúde e o bem-estar canino, tem como missão proteger a biodiversidade da Floresta Amazônica por meio do movimento “Paws for the Forest”, a primeira e a maior comunidade pet de reflorestamento do mundo que, a cada produto vendido, planta uma árvore na Floresta Amazônica. Site: www.furestpet.com.br