População de pets chega a 150 milhões; novas redes aproveitam crescimento do mercado
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2023, o ramo de pet care (produtos de bem-estar e higiene pet) deve representar 7% do faturamento dessa indústria, com R$ 3,09 bilhões, um crescimento de 15% em relação a 2022.
Já a indústria no geral deve encerrar o ano com R$ 46,8 bilhões de faturamento, um crescimento de 11,6%, projeta a Abinpet (essa conta não leva em consideração a movimentação no varejo e não inclui vendas de animais diretamente de criadores).
Parte dessa alta se justifica pela população de pets no Brasil, que chegou a 150 milhões, dos quais mais de 85 milhões são cães e gatos, segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil. (IPB). Com isso, um segmento que vem ganhando espaço no mercado são as franquias.
Mercado de franquias
Uma das novidades é a Perto Pet, franquia especializada em banho e tosa, e que tem como princípio estar perto do tutor por meio de uma operação ágil em unidades compactas, de fácil instalação em condomínios, postos de gasolina e galerias.
A rede oferece o serviço de banho afetivo, em que o próprio tutor pode lavar o pet usando a estrutura da franquia. “Por uma questão de conexão, em vez de deixar o cão e buscá-lo depois de algumas horas, muitos donos preferem dar o banho”, comenta Junior Talhaferro, sócio da Perto Pet.
Segundo Talhaferro, em um ano a Perto Pet projeta 50 unidades e cerca de 500 em três. Até março de 2024, a franquia já tem a projeção de inaugurar unidades em São João da Boa Vista (SP), São Paulo, Guarapuava (PR) e em Barueri, no distrito de Alphaville.