Marcas de produtos se adaptam para atender à demanda
Pets não convencionais estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Pássaros, coelhos, cobras, tartarugas, lagartos, hamsters, peixes e até macacos representam 66 milhões dos 168 milhões de pets do nosso país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.
Com isso, a procura por produtos voltados para eles tem aumentado nos últimos anos. É o que revelam as marcas que trabalham para o segmento e que estão presentes na 21ª edição da PET South America, a principal feira de produtos pet da América Latina, que começou hoje em São Paulo.
Erica Takaki, distribuidora da Pawise, empresa de petiscos e acessórios para animais, fala sobre a representatividade desses pets para a marca. “Hoje, 20% do nosso faturamento anual é para os chamados pets não convencionais. De olho no mercado, nos adaptamos e oferecemos todo tipo de produto para eles, como coleiras, brinquedos e gaiolas”, afirma.
O crescimento deste mercado leva, ainda, algumas empresas a se especializarem. É o caso da Alcon Pet, que produz e vende ração para os animais não convencionais, e também está presente na PET South America. “Esse mercado é o que mais cresce no país. Com isso, produzimos rações balanceadas para animais que não sejam cães ou gatos”, afirma Rodrigo Barreto, técnico de produtos da marca.
Embora empresas com produtos e serviços para cães e gatos sejam maioria no evento, as que focam nos outros animais de estimação vêm conquistando cada vez mais espaço. Hoje em dia, até um pavilhão de aquarismo ocupa a área de exposição. “Esses pets podem não representar a maioria, mas têm um número muito expressivo no país e movimentam o faturamento do setor. Por isso, fazemos questão de trazer marcas focadas nesse público para a feira”, explica Guilherme Martinez, Head do Núcleo Pet da NürnbergMesse Brasil, promotora do evento.