adult golden retriever close up photography

Os pets deixaram de ser apenas animais de estimação e se tornaram integrantes das famílias. Para se ter uma ideia, em 2023, o Brasil possuía cerca de 160,9 milhões de bichinhos, entre cães, gatos, aves, répteis, peixes e pequenos mamíferos, segundo levantamento da Abinpet e do Instituto Pet Brasil. Os dados mostram um crescimento de 3,3% em comparação com 2022. Sendo os cachorros a grande maioria, representando cerca de 62,2 milhões.
 

Pensando nos novos integrantes das famílias, as incorporadoras e construtoras passaram a incluir em seus projetos espaços destinados para os animais de estimação, os chamados “pet place”. O local proporciona um ambiente seguro para que os pets possam se exercitar e socializar.
 

Paulo Muniz, Diretor da CONBRAL, aponta que a área é projetada com foco em levar qualidade de vida para os animais e para os seus donos. “Ter um local como esse a poucos passos de casa além de contribuir para o bem-estar de todos, também oferece segurança e conforto, eliminando o risco de fuga e perigos das ruas”, afirma.
 

A área de lazer para os pets conta com uma infraestrutura com circuitos de agilidade, brinquedos, bebedouro e gramado ou espaço para correr. “Quando pensamos em um projeto de uma brinquedoteca, por exemplo, sempre levamos em conta os materiais que serão utilizados e as atividades que podem ser realizadas, e o mesmo vale para o pet place. Nós selecionamos itens com uma durabilidade maior e seguro para os animais”, afirma o diretor.
 

Em Brasília, a CONBRAL vem se adaptando às demandas dos clientes que buscam por espaços dedicados aos pets. Alguns empreendimentos da empresa já contam com esses ambientes, como Ennius Muniz Residencial, no Noroeste, que possui além de um pet place, também o pet care. O local exclusivo para dar banho e secar os bichinhos atrai a atenção dos moradores que não usam o serviço dos pet shops. O Quadra Parque Gama, no Gama, e o Square Garden, em Águas Claras, também oferecem para os moradores um lugar diferenciado para os animais.
 

Muniz também ressalta que apesar dos empreendimentos serem “pet friendly”, ainda é preciso seguir as regras do condomínio. “Em muitos lugares é indicado que os animais, principalmente os cachorros, independente do tamanho e porte, usem focinheira e coleira nas áreas comuns do prédio. Então os donos precisam saber que apenas dentro do espaço destinado aos pets que eles podem ficar sem esses itens de segurança”.
 

Sobre a CONBRAL
 

A CONBRAL é uma das mais antigas empresas em atividade na área de construção civil da Capital Federal. Desde outubro de 1968 vem construindo sua sólida história em Brasília. Planejamento, persistência, determinação, trabalho e boa gestão. Já construiu mais de 1,3 milhão de m² em Brasília, Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Boa Vista (Roraima) e Manaus (Amazonas). Seu pioneirismo é lembrado com as primeiras obras do Guará II, de Samambaia e Águas Claras, além de participar diretamente com outros parceiros, do planejamento e construção dos empreendimentos Quadra Parque 311 Norte e o Ilhas do Lago, referências em qualidade, conforto e valorização no DF.