A ‘A Quinta’, foodtech de alimentação natural para pets, anuncia a Maria, uma assistente virtual gratuita, que vai orientar tutores a inserir ingredientes naturais na dieta, mesmo que de forma gradativa na ração seca. O objetivo, segundo o CEO Tiago Tresca, é ajudar os tutores a entenderem quais ingredientes podem melhorar a qualidade nutricional do pet, além do passo a passo de como se dá essa transição alimentar.
Disponível gratuitamente ao público, mesmo para não consumidores da marca, a assistente também poderá auxiliar em queixas diversas, tais como problemas de pele ou da flora intestinal, para citar alguns exemplos. “Será possível descrever os sintomas para a Maria que, ao cruzar dados como de raça, porte e idade, entre outros coletados, poderá recomendar a introdução de 200g de iogurte natural, 3 gotas de própolis sem álcool e meia cenoura na ração seca. Pequenas incrementações na dieta já são capazes de mudar um quadro de déficit nutricional”, explica. O suporte não configura consulta. Para casos complexos, será recomendada a visita ao veterinário.
Ingredientes naturais, independentemente da classe social
O porta-voz destaca que um dos tabus em torno da transição dos industrializados para os naturais é o preço. “A primeira proposta de valor da Maria é indicar caminhos, demonstrando que é possível a incorporação de ingredientes naturais, independentemente da classe social”, enfatiza.
A assistente virtual estará disponível full time pelo aplicativo de mensagem (WhatsApp). O desenvolvimento da tecnologia reuniu um time de veterinários e especialistas em nutrição de ‘A Quinta’. Participou também a Kuke, uma startup tech brasileira, que ficou responsável pelas interações tecnológicas.
O primeiro ponto de contato com os consumidores será por meio da compra em petshops. Lojas como das pertencentes à rede Pet Fun, que possui mais de 25 unidades no Rio de Janeiro, já recebem a Maria a partir dos próximos dias. A previsão é chegar em 400 petshops para impactar cerca de 40 mil usuários até dezembro. A busca por capital é citada pelos sócios como estratégia para acelerar esse volume em 2025.
De outubro até dezembro desse ano, a tecnologia vai atuar via texto em duas fases. A primeira com informações sobre os benefícios da dieta natural e com o passo a passo para a transição alimentar. Já a segunda, com o suporte nutricional para as demandas específicas dos consumidores. Em 2025, amplifica sua interação possibilitando fotos e vídeos para um suporte mais abrangente, a exemplo da leitura da dentição canina para a aferição de tártaro. “Maria vai evoluindo ao longo do tempo para abraçar outras necessidades dos consumidores, com funcionalidades extras”, destaca Tresca.
A Sacada
Nascida na pandemia, ‘A Quinta’ chegou ao mercado resolvendo o problema da ineficiência logística do mercado de alimentação natural para o setor. Uma nova tecnologia de envasamento, desenvolvida pela startup, permitiu que os produtos chegassem prontos para o consumo sem necessidade de refrigeração, rompendo um entrave para o setor e tornando os produtos mais acessíveis em termos de investimento e praticidade.
Em mais de 500 pontos de venda e com 1.500 planos de assinaturas mensais previstos até o final do ano, ‘A Quinta’ pratica assinatura mensal a partir de R$ 95 e a venda de unidades em lojas físicas e em e-commerce a partir de R$ 24,50 (o pacote de 300g vendido avulso). ‘Risoto suíno com abóbora’, “Menu das Estações’ (com ingredientes da época) e ‘Picadinho de frango com cúrcuma’, são algumas das dietas oferecidas, incluindo aquelas para pets com necessidades especiais, a exemplo de cães com restrições alimentares ou portadores de doenças. Os ingredientes são comprados principalmente de pequenos produtores que vivem no entorno da fábrica, que funciona no interior de São Paulo.
Mais informações em A Quinta e @aquinta.pet