*Por Antônio Sá, cofundador da Amicci
O mercado pet encontra-se em plena expansão no Brasil, com quase 150 milhões de animais de estimação. O país é considerado o terceiro maior do mundo em número de pets, e o setor é responsável por movimentar cerca de 0,4% do PIB nacional, de acordo com dados da Abinpet.
Somente em 2023, o segmento movimentou internamente R$ 68,9 bilhões em faturamento, um crescimento superior a 11,65% se comparado com o ano anterior. Com projeção de aumento de 14% na receita também para 2024, esta é uma ótima oportunidade para criação de novos negócios, inclusive de marca própria.
Por isso, algumas empresas já têm desenvolvido campanhas de private label para aumentar sua gama de produtos pet e fidelizar seu público. Além de itens personalizados, estão surgindo novidades exclusivas e diversificadas, tal como as padarias para pets.
Pães e bolos para cachorros e gatos atraem clientes que buscam produtos inovadores de marcas próprias. Belo Horizonte e São Paulo já possuem estabelecimentos desse tipo e representam mais uma forma de explorar o conceito de private label em negócios voltados para animais de estimação.
A gigante Petz, por exemplo, conta com plataforma de vendas e canais de atendimento dedicados somente ao braço de private label. A partir da Zee.Dog, ela inaugurou uma linha de produtos que serve não só como reforço de identidade da marca, mas também como oportunidade de parceria com outras empresas, como Nubank, Melissa e MTV. No total, a Petz possui nove marcas próprias, divididas em segmentos como cães e gatos e em categorias como best, better e good.
Essa e outras iniciativas de private label no mercado pet apresentam possibilidades de negócios que ainda podem ser exploradas por empreendedores do setor, que se encontra em crescimento praticamente contínuo no Brasil desde 2021.
*Antônio Sá é cofundador da Amicci, marketplace que conecta varejo e indústria e atua com soluções para produtos de marca própria. E-mail: plconnection@nbpress.com.br.
Sobre o PL Connection
O PL Connection é o principal evento de private label da América Latina, organizado pela Amicci e pela Francal. Desde seu lançamento, tem sido um ponto de encontro essencial para profissionais do setor de marcas próprias, reunindo as principais companhias, fornecedores e especialistas do segmento. Ele oferece uma plataforma abrangente que inclui exposições, palestras, workshops e painéis de discussão, cobrindo temas como inovação, tendências de mercado, estratégias de branding e desenvolvimento de produtos. Além disso, promove networking e parcerias estratégicas, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e o fechamento de negócios. A cada edição, o PL Connection se consolida como um espaço de referência , fortalecendo e potencializando o ecossistema de private label na América Latina. Para mais informações, acesse: https://plconnection.com.br/.
Sobre a Amicci
A Amicci é um marketplace que conecta varejo e indústria em uma plataforma de produtos para marcas próprias de sucesso. O ecossistema é o maior desenvolvedor de produtos exclusivos da América Latina, com mais de 7 mil projetos, unindo indústrias e varejistas do mundo todo em um só lugar. Mais informações, acesse: https://amicci.com.br
Sobre a Francal
A Francal foi fundada na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 1969. Há 55 anos contribui para o fomento ao desenvolvimento econômico e social, atuando em 15 setores múltiplos, atraindo conexões entre empresas nacionais e internacionais. Em mais de cinco décadas, tornou-se uma das maiores e mais sólidas promotoras de eventos, com 16 celebrações no portfólio. Em 2024, estabelecida como um ecossistema para eventos, a Francal vislumbra um futuro próximo ascendente na oferta de conexões e no avanço dos negócios. Mais informações, acesse: https://francal.com.br/