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Treinamentos e cultura de recompensa são ferramentas para melhorar o atendimento e o bem-estar animal

A gestão de equipes em estabelecimentos voltados para o setor pet tem se tornado um fator-chave para o sucesso das empresas do mercado de cuidados e saúde animal. A promoção de uma cultura corporativa que valoriza o treinamento contínuo, avaliações frequentes e recompensas por qualidade de trabalho vem sendo o foco de diversas empresas do ramo.

Razões para isso não faltam. Estudos indicam que pet shops que investem em treinamento e gestão eficiente de suas equipes conseguem aumentar a retenção de funcionários e melhorar a satisfação dos clientes. Afinal, a concorrência é grande. Com uma estimativa de 167,6 milhões de animais domésticos, o Brasil possui um dos maiores mercados pet do mundo. A presença de cães (67,8 milhões) e gatos (33,6 milhões) em mais de 50% dos lares brasileiros (dados COMAC 2022) garante a solidez e o potencial de crescimento dessa área de atuação.

Segundo André Faim, co-fundador da plataforma Trabalhe pra Cachorro, o mundo pet está crescendo rapidamente, e com isso, aumenta a demanda por profissionais bem preparados. “A gestão de pessoal qualificado nos estabelecimentos voltados para o atendimento animal já se tornou uma das principais áreas de atuação da TPC. O objetivo é garantir que os trabalhadores sejam acompanhados de perto, com treinamentos recorrentes e uma cultura de valorização do funcionário. A direção eficiente de equipes deixou de ser apenas um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade”, afirma.

Desenvolvimento humano como base para o crescimento

A profissionalização dos funcionários não se limita ao aprendizado técnico, mas estende seu foco também ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, essenciais para lidar com clientes e animais de maneira adequada.  Segundo Faim, esse modelo de gestão está sendo bem aceito pelos estabelecimentos. “Os empresários estão percebendo que, ao fortalecer suas equipes, eles estão garantindo a continuidade do negócio e a fidelização dos clientes. Uma equipe bem preparada reflete diretamente na percepção que o cliente tem do serviço”, resume.

Outro aspecto relevante da gestão de equipes é a criação de um ambiente de trabalho positivo, onde o reconhecimento pelo bom desempenho seja constante. O uso de feedbacks claros e objetivos, juntamente com recompensas por qualidade de trabalho, vem se mostrando uma ferramenta eficaz para engajar as equipes.

Esse tipo de prática, segundo André Faim, melhora a performance e cria uma cultura interna de valorização. “A avaliação contínua, quando feita de maneira construtiva, gera um efeito em cadeia. O colaborador que é reconhecido por seu esforço tende a querer melhorar ainda mais, e esse comportamento acaba inspirando toda a equipe. É assim que promovemos um ambiente de trabalho saudável e eficiente”, explica.

Faim reforça que a gestão de equipes é hoje um dos principais pilares para o sucesso de negócios no setor pet. “A gestão de uma empresa voltada para animais não é diferente de nenhuma outra, no sentido de garantir que cada profissional entenda sua importância no funcionamento do estabelecimento. Isso ajuda a criar uma engrenagem perfeita, onde cada peça tem seu valor”, conclui o empresário.

Sobre André Faim

André Faim é um empreendedor e investidor no setor pet. Sócio de empresas de investimentos e co-fundador da Lobbo Hotels, a maior rede de creches e hotéis pet do país, que hoje conta com 7 unidades na cidade de São Paulo. Ele começou sua jornada em 2016, investindo em uma creche para cães, e observando a informalidade do mercado, decidiu criar uma marca referência em serviços pet, combinando acolhimento e profissionalismo. Com experiência em diversas áreas, André também é investidor na Trabalhe pra Cachorro, focando em oferecer soluções especializadas e elevar o padrão de cuidados no setor.

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Sobre a Trabalhe pra Cachorro

Trabalhe pra Cachorro é uma empresa líder em recrutamento, seleção e treinamento de profissionais no setor pet. Focada em alinhar candidatos e empresas de forma ideal, a companhia também oferece consultorias especializadas para empresas do setor e gestão de equipe de forma terceirizada, visando um atendimento de excelência com práticas efetivas e amigáveis para os pets. A Trabalhe pra Cachorro se dedica a elevar o padrão de cuidado e bem-estar dos animais de estimação.

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Sobre a Lobbo Hotels

Fundada em 2014, a Lobbo é um ecossistema de bem-estar pet que se tornou referência nacional na área de creche canina e hospedagem para cães. Com sete unidades distribuídas pelo país, a empresa oferece uma infraestrutura completa para garantir a segurança e o conforto dos animais, com ambientes internos climatizados e externos para atividades programadas de acordo com as condições climáticas. A Lobbo adota um manejo baseado em ciência e conhecimento veterinário, promovendo o bem-estar físico e mental dos cães através de uma rotina equilibrada e monitorada 24 horas por dia por câmeras. Com uma equipe qualificada e um compromisso com a excelência, a Lobbo se destaca no mercado por proporcionar um serviço de alta qualidade, sempre focado na saúde e felicidade dos pets.

Para mais informações, visite o site oficial ou a página no Instagram.

Foto capa: Gabriel Costta