Iniciativa visa promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, com investimentos para o treinamento de um cão-guia
A Cobasi, referência em produtos e serviços para pets no Brasil, em parceria com o Instituto Adimax, organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social e o bem-estar animal, irá se tornar patrocinadora oficial de um cão-guia da organização. A ação visa promover a inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência visual, além de conhecimento acerca do tema.
A formação de um cão-guia é um processo complexo e de longa duração, e o investimento abrange desde a socialização inicial do filhote até o treinamento específico, que pode durar até 2 anos.
“Estamos entusiasmados com essa parceria, que nos permitirá levar informação e conscientização ao público sobre a importância dos cães-guias”, afirma Daniela Bochi, gerente de marketing da Cobasi. “Vamos compartilhar, através das nossas redes sociais, cada etapa do treinamento, para que todos possam entender o cuidado e o esforço envolvidos na preparação desses incríveis animais”, completa.
Atualmente, existem cerca de 50 famílias socializadoras do Instituto ativas no Brasil, preparando cães tanto para se tornarem guias quanto cães de assistência. Com menos de 200 cães-guias em atividade no país e uma demanda que ultrapassa 7 milhões de pessoas com deficiência visual, a necessidade de um trabalho contínuo e colaborativo é evidente.
“A parceria com a Cobasi traz uma soma significativa ao nosso propósito e nos permite fazer ainda mais pela causa. Ter parceiros que acreditam em nosso trabalho nos move contribuir cada vez mais para a acessibilidade e inclusão social”, pontua o gerente geral do Instituto Adimax, Thiago Pereira.
O Instituto Adimax foi fundado em 2018, em Salto de Pirapora (SP), e já entregou 93 cães-guias e 37 cães de assistência. O treinamento inclui uma fase de socialização com famílias voluntárias, seguida de um treinamento específico com o instrutor de cão-guia, período em que é identificado se o animal está apto a exercer a função. Após avaliação, inicia-se o processo de seleção que leva em consideração a compatibilidade entre o cão e seu futuro tutor.
A escolha da raça é fundamentada em estudos sobre o clima brasileiro e o comportamento dos animais, garantindo que os cães estejam aptos a desempenhar suas funções de maneira eficaz. Por isso a escolha pelas raças Golden Retriever e Labrador, que também são reconhecidas por suas características comportamentais e de adaptabilidade.
Com essa colaboração, a Cobasi e o Instituto Adimax esperam não apenas formar um cão-guia, mas também construir uma ponte de empatia entre a sociedade e a realidade das pessoas com deficiência visual.
Sobre a Cobasi
Pioneira no conceito de megaloja com produtos para pet, casa e jardim, a Cobasi oferece o que é essencial para a vida do brasileiro. Com 38 anos, a marca tem mais de 240 lojas distribuídas em 19 estados e no Distrito Federal, que oferecem mais de 20 mil produtos. Em 2023, concluiu a aquisição da rede cearense Mundo Pet, dobrando sua atuação na região Nordeste. Além da proximidade física dos seus clientes, a empresa entrega, também, comodidade de compra com seu e-commerce e aplicativo próprios.
Certificada por quatro anos consecutivos como Great Place to Work, a Cobasi investe na capacitação dos seus colaboradores e, com isso, entrega uma experiência única aos clientes. Ampliando seu ecossistema de negócios, em 2021 adquiriu a empresa Pet Anjo, plataforma que oferece a intermediação de serviços como dog walker, pet sitter, hospedagem e daycare.